quinta-feira, 22 de julho de 2010

Livre-se das dívidas: mais sobre orçamento e investimentos

Acredito e defendo, com unhas e dentes, que as pessoas devem poupar e investir, bem como consumir. Pratico que o investimento deve fazer parte da vida financeira dos brasileiros como um compromisso, um item importante dentro do orçamento financeiro de nossas famílias. Você irá dizer que a grande dificuldade que existe é que a maioria da população não se encontra em situação de investir. É verdade.
Ao contrário do ideal, muitos convivem, ano após ano, com o triste hábito de correr atrás de dinheiro[bb] para quitar dívidas que foram contraídas pela má gestão do dinheiro, em decisões equivocadas. Nestes últimos anos, o aumento do crédito criou oportunidades que rapidamente se tornaram grandes problemas: de “amigo”, o crédito se tornou um grande vilão.
O resultado mostra que o brasileiro não está amadurecido o bastante para lidar com o crédito farto. Isso é ainda mais grave se levarmos em conta o alto custo que as instituições sustentam pelas linhas de financiamento. Outro ponto negativo que ficou nítido e evidente é a constatação de que as pessoas não planejam seus gastos, que acontecem por impulso e sem critério.
Misturas explosivas!
Para o consumidor que se vê endividado e sem perspectivas para o futuro, a união entre o crédito abundante e a falta de planejamento para comprar se tornou uma mistura explosiva. A dificuldade em lidar com a frustração (adiar consumo e respeitar limites) é outro componente chave para a formação de uma população de devedores que transformou o consumo sem critério em gastos sem planejamento.
Uma pesquisa divulgada pela Fecomercio apontou que o endividamento das famílias de SP atingiu o maior nível em um ano. Tendo em vista o que já comentamos, o resultado não poderia ser diferente. Triste, mas nós não desistiremos. O Dinheirama e sua missão de educar financeiramente os brasileiros permanecerão insistentes.
Tenho a consciência de que o consumo é fundamental e indispensável para a estabilidade econômica de um país, para a realização pessoal e também para a autoestima. Entretanto, após alguns anos de economia[bb] previsível e em crescimento, já é momento da população perceber que o consumo pode ser calcado no planejamento.
Crises vêm e vão...
O tempo passa e as oportunidades precisam ser aproveitadas para a construção de um futuro mais feliz e rico. A bonança que atravessa o país hoje pode não existir, ainda que em caráter temporário, daqui alguns anos. Mais cedo ou mais tarde, crises sempre acontecem e os países que hoje são sinônimos de prosperidade podem enfrentar dificuldades.
A pergunta que fica é justamente essa: se no melhor da festa você não poupou, não organizou seus gastos, não teve persistência e disciplina para criar uma reserva de emergência e investir, como você atravessará o momento em que as oportunidades forem escassas?
Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil mudar a situação de devedor para investidor. Trata-se muito mais de uma mudança pessoal que, além das questões financeiras, envolve mudança de comportamento. Ora, quem não sabe que o mais importante é gastar menos do que se ganha? Por que é tão difícil colocar isso em prática?
É hora de mudar sua vida financeira!
Faça uma análise de quanto dinheiro[bb] já passou pelas suas mãos nos últimos anos e quanto dele permaneceu com você, agregando valor ao seu patrimônio. Se ficar chocado com essa reflexão, ótimo! Está endividado? Saia da sua zona de conforto e dê sua cara a tapa. Procure seu credor e estude uma forma de propor um acordo, respeitando suas possibilidades e seus compromissos (despesas) indispensáveis.
Cabe lembrar as sempre atuais dicas em relação à negociação de dívidas:
  • Procure alternativas mais baratas de crédito e, se for o caso, opte por trocar dívidas com juros maiores por outras com juros mais em conta;
  • Pechinche sempre, é seu futuro em jogo. Peça desconto sempre;
  • Use mais o dinheiro em espécie e o cartão de débito. Deixe o cartão de crédito e o talão de cheques em casa algumas vezes;
  • Comece a ler o mais sobre economia, finanças, política e outros assuntos que você costuma classificar como chatos. Informação e conhecimento nunca são demais.
Não gosto de passar fórmulas mágicas, nem é essa a intenção do artigo. Mas, nesse caso específico, a receita só pode ser simples e direta: todos querem ter sucesso nas finanças, mas para chegar lá é preciso “arrumar a casa” com muita disciplina e coragem. É preciso ser coerente, ter bom senso e aprender também a investir.


Lucia Helena
Departamento Comercial
CredConf Contabilidade
Tel.: (21) 7885-4552 ID: 120*97395
(21) 3203-5854 / 3203-5855 / 8779-8786