quarta-feira, 27 de julho de 2011

6 maneiras de desperdiçar dinheiro com seu carro

6 maneiras de desperdiçar dinheiro com seu carroJá estamos cansados de saber que tanto comprar quanto manter um carro são tarefas bastante dispendiosas e exigem planejamento. Além disso, existem fatores que comprometem ainda mais os gastos com automóvel, a saber: (1) temos o carro mais caro do mundo; (2) muitos não sabem realmente quanto custa o carro no orçamento; e (3) não podemos prever exatamente o gasto com combustível, já que o preço da gasolina não está sob nosso controle.
Entretanto temos muitas outras variáveis que podemos controlar, mas cometemos erros, seja por gastarmos mais que o necessário na manutenção ou negligenciarmos alguns serviços que que custarão muito mais no futuro.
O intuito deste artigo é mostrar 6 maneiras de desperdiçar dinheiro com seu carro, tanto por gastar a mais desnecessariamente quanto por “economizar” na hora errada. Essas dicas foram extraídas do blog Cars and Money, parte integrante do excelente site MoneyWatch.com.

1. Trocar óleo a cada 5 mil quilômetros

Uma relíquia de uma época passada, essa diretriz é muitas vezes promovida por mecânicos, oficinas e concessionárias (em menor número, pois a maioria segue o manual), todos ansiosos para faturar mais.
Em vez disso, leia o manual do proprietário e siga exatamente as recomendações do fabricante para os intervalos de troca de óleo. Atualmente as recomendações variam entre 7500 a 10.000 quilômetros.

2. Utilizar gasolina aditivada desnecessariamente

Não pague ainda mais pelo combustível a menos que o manual do proprietário diga expressamente que combustível aditivado é essencial. Apenas motores de alta performance ou alguns modelos de luxo realmente precisam necessitam desse tipo de combustível.
Se o manual disser que o combustível aditivado é recomendado (mas não é essencial), você pode utilizar o combustível comum sem problemas. Além de não prejudicar o seu carro, ainda economiza entre R$ 0,10 a R$ 0,15 por litro.

3. Deixar de trocar o filtro de ar

Ao rodar com um filtro de ar em condições precárias, o entupimento dessa peça pode trazer problemas para o consumo e desempenho do motor. Um filtro “limpo” permite maior aspiração e, com isso, ganho de desempenho e redução do consumo.
Procure trocá-lo de acordo com as recomendações do seu manual e se utilizar o carro em condições extremas (trajetos curtos, muito trânsito, estradas sem asfalto), verifique também como tratar essas situações excepcionais.

4. Deixar de verificar as pastilhas de freio

A maioria dos mecânicos certamente levanta essa questão sempre que possível, mas caso esse ponto não seja levantado, sugira você mesmo a verificação das pastilhas de freio. Efetuar a troca no tempo certo pode evitar trocas posteriores (e muito mais caras!) dos discos de freio. Em condições normais, as pastilhas devem durar 30 mil quilômetros.

5. Comprar aditivos para o combustível

Quem nunca entrou num posto de gasolina e o frentista ofereceu um aditivo para “melhorar” o consumo do seu carro, atire a primeira pedra! Cada vez mais temos visto propagandas de produtos que supostamente melhoram o consumo do seu carro, mas não existe nenhuma pesquisa que realmente mostre resultados para as condições em que utilizamos nossos carros.
Talvez até traga resultados para automóveis de alta performance, mas a relação custo-benefício para carros mais simples (a grande maioria!) não compensa.

6. Ignorar a luz de verificação de motor

Aquela luz acesa no painel indica um problema no motor, geralmente com o sistema de combustível ou de emissão. Um sensor de oxigênio com defeito – geralmente a razão para a luz – pode prejudicar o consumo de combustível. E uma mistura de combustível fora dos eixos, se ignorada por muito tempo, pode danificar o motor.
No final das contas, você poderá ter que gastar R$ 1.000 num serviço de reparação do motor simplesmente por ter negligenciado uma manutenção de apenas R$ 150, por exemplo.

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas para não desperdiçar dinheiro com seu carro. Se você fizer uma pesquisa na internet, certamente encontrará muitas outras. O mais importante é seguir as recomendações do manual do seu carro e procurar uma oficina sempre que perceber algum problema ou surgir uma luz no painel do veículo.
Muitas vezes optamos por fazer trocas – desnecessárias – antes do tempo “só para garantir” ou “deixamos para a próxima revisão” serviços importantes, que podem gerar problemas muito mais caros no futuro.
Fazer as manutenções preventivas diminui as chances de ocorrerem imprevistos e ainda facilita a previsão de gastos com seu automóvel. Isso porque sabemos os custos de cada manutenção previamente, mas dificilmente temos como prever os problemas que ocorrerão em caso de negligenciarmos certos serviços.

Duas dicas para promover o seu melhor funcionário


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Uma vaga em aberto na sua empresa pode significar oportunidade de crescimento para um funcionário que está se destacando. Promoção interna não é novidade no mercado, mas o jornal espanhol El Economista apresentou duas dicas que podem facilitar o processo, evitando erros e injustiças na hora de escolher o colaborador que já está na sua folha de pagamento, mas será contemplado com as tão sonhadas ascensões profissional e salarial. Confira:
Intercâmbio de talentos
O funcionário que merece ser promovido pode estar em qualquer departamento da sua empresa. Assim, é interessante consultar os líderes de cada equipe para levantar os nomes dos maiores talentos e, se possível, promover entre os aspirantes um intercâmbio de funções, testando o colaborador em múltiplas tarefas. Ao final da experiência, a chefia deve se reunir para apresentar um relatório de desempenho do candidato.
Avaliação de desempenho
Um teste de grupo que dure dois ou três dias pode ajudar na escolha do funcionário que merece ser promovido. Propor situações reais nas quais o candidato possa vender um produto, fazer uma apresentação ou conduzir uma videoconferência, por exemplo, podem ajudar a esclarecer questões como capacidade de trabalho em equipe, respostas a contratempos e permeabilidade de novas ideias, antes mesmo de uma entrevista individual.