segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Óculos: o próximo produto revolucionário

oculos

A grande novidade tecnológica de 2012 deverá ser um par de óculos. O projeto está sendo desenvolvido a portas fechadas pelo Google e deverá ver a luz do dia no fim do ano. Os óculos vão captar informações em tempo real sobre os lugares e objetos vistos pelo usuário, como localização, dados sobre as imediações e indicações de que pessoas conhecidas estão nos arredores. O monitoramento da imagem real será feita por uma câmera de baixa resolução embutida nos óculos. A sobreposição de imagens virtuais a um ambiente real é o que se costuma chamar de “realidade aumentada”.

Os detalhes sobre o aparelho foram publicados no blog de Nick Bilton, no site do New York Times, na quarta-feira (22), e retomados pela versão impressa nesta quinta (23). As informações não foram comentadas pelo Google. A empresa teria a intenção de, em médio prazo, fazer com que os óculos venham a concorrer com os smartphones. Segundo as fontes citadas, os óculos operariam com o sistema Android, teriam conexão 3G ou 4G, sensores de movimento e GPS. O preço nas lojas, calcula-se, será o mesmo dos smartphones, de US$ 250 a US$ 600. O design seria semelhante ao dos Oakley Thumps, óculos de sol equipados com um tocador de MP3.
A ideia do Google não é investir em produção de larga escala, mas testar as possibilidades do produto já no mercado. Não se espera que se tornem acessórios de uso permanente, mas alguns engenheiros da empresa preveem que algumas pessoas vão adotar a novidade em tempo integral. Segundo Bilton, a Apple estaria desenvolvendo algo semelhante, só que na forma de um aparelho a ser preso ao pulso.
Comentando a notícia do “New York Times”, Stan Schroeder, do site Mashable, observou que os óculos são o sonho dos fanáticos por ficção científica, mas não parecem suficientemente úteis para se tornarem um sucesso de vendas. Ele lembra que nenhum produto de realidade aumentada conseguiu isso até hoje.
A reportagem que saiu no jornal nesta quinta explora possíveis cenas provocadas pelo uso dos óculos, comparáveis à estranheza causada pelos fones de ouvidos conectados aos smartphones, que fazem seus usuários parecerem zumbis falando sozinhos pelas ruas. Um professor da Universidade de Miami previu pessoas fazendo movimentos bruscos em reação a informações súbitas ou para desviar de objetos virtuais.