terça-feira, 1 de novembro de 2011

As lições que vêm daqueles erros medonhos

papo_medoO Halloween pode não ser uma tradição brasileira, mas aposto que tem gente tomando susto por aí com fantasias e enfeites macabros. Mas, mesmo fora de datas comemorativas, muitos empreendedores cometem erros que os fazem passar muito medo. Lembrando disso, o empresário americano Adam Torren escreveu, no site da Entrepreneur, um artigo com as lições que ele aprendeu a partir de erros medonhos.
No dia 31 de outubro de 1994, Torren havia acabado de abrir um bar com seu irmão, Matthew. Por erro de um promotor, a festa de Halloween do estabelecimento acabou recebendo muito mais gente do que o previsto – e o empresário quase morreu de medo ao ter de lidar com 250 clientes enfurecidos.
Mas Torren teve de reconhecer seus erros. Os empresários não haviam verificado as referências do tal promotor e descobriram, depois, que ele já havia feito isso em outros estabelecimentos. Então, no final, o medo serviu para passar algumas lições.
Confiram outras dicas elaboradas pelo empreendedor a partir de experiências negativas:

1. Tenha sempre em vista um bom contador para lhe dar orientações sobre gestão empresarial, parte tributária etc... esse profissional é o seu amigo número um.
2. Sempre consulte um advogado em acordos de alto valor. Quando Adam Torren e seu irmão fundaram o site YoungEntrepreneur.com, eles contrataram uma empresa para desenhar e desenvolver a página. Mas não recorreram a advogados para revisar o contrato. Os profissionais que fizeram o site tiveram um desempenho tão sofrível que foi necessário contratar outra equipe e refazer tudo.
No fim das contas, o acordo com o prestador de serviço original não incluía regras claras sobre a qualidade do trabalho, então todo o valor pago foi perdido. Talvez tivesse sido possível ganhar uma ação contra eles, mas não sem gastar muito com apoio jurídico.
2. Entre em sociedade somente com pessoas que você conhece bem. Uma amiga de Torren lançou seu primeiro negócio aos 30 anos de idade, com outras duas mulheres que ela achava que eram amigas próximas. Elas não se conheciam há muito tempo, mas pareciam compartilhar valores e filosofias. Quando uma das sócias desviou quase todo o dinheiro da empresa, e a outra processou a amiga de Torren por um terço das cotas do negócio que estava se dissolvendo, ela viu quão medonhas essas sociedades podem se tornar.
3. Separe um tempo para registrar a sua marca. Você está enrolando para registrar o nome e o logotipo da sua empresa ou produto? Torren aconselha que aprenda um pouco com uma empresária que ele conhece. Ela tinha um site muito famoso, com um ótimo nome. Operou a página por três anos e sempre pensava em registrar a sua marca. Em um primeiro momento, não quis gastar com isso. Depois, não era uma prioridade. Afinal, qual seria a probabilidade de alguém registrar a mesma marca e exigir que a empresária parasse de utilizá-la? Pois foi justamente isso que aconteceu. A empreendedora foi forçada a renomear a sua empresa após um grande escritório de advocacia – representando uma companhia maior ainda – entrar com uma ação contra ela.