segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A maioria das grandes empresas não usa as redes sociais, mas a minoria tem o que ensinar

Uma das grandes incógnitas para as empresas de hoje parece ser como se estabelecer e utilizar as redes sociais – isso porque a gente aqui da redação já passa meses procurando novos temas e novas formas de abordar o assunto para deixar esse cenário um pouquinho menos complicado para vocês, leitores. E parece que as dúvidas e dificuldades atingem tanto as pequenas quanto os grandes negócios – empresas que, seria de imaginar, teriam maior facilidade ou mais verba para investir nesse setor.
Segundo uma pesquisa realizada pela agência de comunicação MWeb, divulgada hoje pelo jornal Valor Econômico, apenas 36,4% das grandes companhias em 25 setores da economia possuem perfil em alguma rede social (Twitter, YouTube, Orkut, Facebook). Além disso, o estudo mostra que, das empresas que possuem contas no Twitter, 46,6% atualizaram seu perfil diariamente em junho, e 8,8% apenas lançaram mensagens semanais. Um pouco menos da metade - 45,3% - não fez qualquer atualização.
Ou seja, independentemente do tamanho do seu negócio, saber como lidar com essas ferramentas traz grandes questionamentos e grandes provações. Mas o mais importante é que traz resultados. Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e pelo Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais vultosas. Em média, esses negócios cresceram 18% em um ano, enquanto aqueles que não o fizeram tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
E, se a pesquisa da MWeb mostra que as grandes empresas estão tão confusas ou inertes quanto algumas de suas primas de faturamento menor, também mostra que elas podem dar algumas dicas valiosas. A Natura, por exemplo, é uma das empresas de consumo que mantêm perfil no Twitter, YouTube, Orkut, Facebook, além de blogs relacionados a temas como música, maquiagem, cuidados com a pele e empreendedorismo social. Recebe, em média, 10 mil postagens por dia, com picos de 40 mil. A empresa entrou nesse universo em 2007 e hoje usa essas ferramentas para auxiliar seus consumidores de forma mais eficiente. Segundo matéria do Valor Econômico, as dúvidas deles são respondidas em até dois dias.


Lucia Helena
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