segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Olha que interessante o que a Pantene fez!


Ações irreverentes para divulgar produtos sempre fazem sucesso. Esses dias eu li sobre uma campanha da Pantene para promover o shampoo Pro-V Anticaspa. Na verdade, a ação foi uma estratégia de marketing de guerrilha, criada pela agência alemã Grey.
O que a agência fez foi criar diversos saleiros adesivados com o rosto de uma mulher onde o coro cabeludo era exatamente nos buraquinhos onde sai o sal. Assim, conforme o usuário utilizava o saleiro, o sal parecia caspa saindo do coro cabeludo da mulher. Diferente né?
O saleiro foi espalhado em vários restaurantes e fez sucesso. Teve gente que achou nojento, gente que achou engraçado, mas o fato é que de uma forma ou de outra, o shampoo foi bem divulgado.
Uma estratégia de divulgação criativa e diferente, com baixo custo!

Dicas para transformar seus entes queridos em investidores

Achar dinheiro para começar um negócio ou investir nele não é uma das tarefas mais fáceis na vida do empreendedor – a gente da Pequenas Empresas & Grandes Negócios bem sabe o número de vezes que ouvimos isso dos nossos entrevistados. E, no fim, é preciso recorrer a alternativas como sócios, investidores profissionais, investidores anjos e outros tipos de financiamento.
Mas por que não simplificar tudo e pedir esse dinheiro para conhecidos, como familiares e amigos? Simplesmente porque é impossível misturar a esfera pessoal e a profissional ou jogar questões pecuniárias em relacionamentos emocionais sem tornar tudo muito complicado.
O que não significa que você não pode tentar, com algumas precauções. O site da revista Entrepreneur fez uma lista de dicas bastante úteis para que você tenha capital para tornar seus sonhos realidade, sem ser proscrito no convívio familiar ou acabar com amizades de décadas.
1. Não tenha medo de pedir (mas com cuidado)
Ficar calado não vai fazer com que alguém espontaneamente te ofereça dinheiro, mas você também não pode começar uma conversa já pedindo que a pessoa saque seu talão de cheques. Tome iniciativa, mas tome cuidado para criar o ensejo necessário.
2. Seja positivo
Não comece a conversa ou faça o pedido por dinheiro com um papo negativo ou arrogante. Se a pessoa decidir lhe emprestar algum dinheiro, ela vai precisar saber como esse empréstimo foi usado e quais foram os resultados. E ninguém gosta de pessimistas ou pedantes.
3. Mostre sua paixão pela ideia
Sua empolgação e animação com o projeto pode ser o diferencial para convencer suas pessoas amadas de que vale a pena investir em você. Sem falar que, conhecendo-o bem, essas pessoas facilmente notarão se você estiver incerto ou despreparado.
4. Sempre peça pelo mínimo e não pelo máximo
Não abuse. Por mais que a ideia de ter dinheiro mais que suficiente para seu negócio pareça encantadora, peça uma quantia e espere resultados positivos do investimento, para assim pedir mais, se necessário.
6. Seja honesto
Deixe claro para essas pessoas todos os riscos do empréstimo para que elas não se iludam. E obviamente não peça dinheiro para pessoas que não podem se dar ao luxo de ficar sem ou perder essa quantia.
7. Não escolha conhecidos como último recurso
Familiares e conhecidos nem sempre devem ser sua última opção na hora de pedir dinheiro para investir no seu negócio. Há várias vantagens de fazê-lo, como a possibilidade de no futuro poder dividir lucros com pessoas que você ama.