terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desconto em compra coletiva: pesquise antes de comprar


Desconto em compra coletiva: pesquise antes de comprarOs sites de compras coletivas têm feito um imenso sucesso no mundo inteiro e não poderia deixar de ser diferente no Brasil. Apenas em nosso país existem aproximadamente 1800 sites desse tipo, onde 80% dos faturamento fica por conta dos cinco maiores players.
O grande atrativo desses sites é oferecer produtos por, no mínimo, 50% de desconto. Fascinados por descontos tão agressivos, muitos consumidores não exitam em clicar no botão “Comprar” quando veem uma oferta que lhes agradam, sem se importar em pesquisar se o desconto oferecido é realmente verdadeiro.
O propósito deste artigo é mostrar algumas ofertas recentes (todas retiradas de grandes sites) com descontos que não condizem com a realidade. Assim, espera-se que você ao menos faça uma pesquisa antes de efetuar a compra.

50% a 90% de desconto em compra coletiva! Será?

Para ilustrar a realidade de algumas ofertas, selecionei três produtos oferecidos recentemente pelos sites Groupon e Clickon: GPS Tomtom One, Câmera digital Samsung PL20 14.2 Megapixels e HD externo portátil Samsung 500Gb.
A oferta do GPS prometia um desconto de 50%, onde o produto estava de R$ 499 por R$ 249. Parece interessante, não? Mas uma rápida busca pela internet mostra que o mesmo produto é vendido na Saraiva (loja confiável) por R$ 279. Realmente o preço do GPS na oferta é melhor que o preço da Saraiva, mas isso representa um desconto de apenas 11%, muito longe dos 50% prometidos.
Já a oferta da câmera digital é ainda mais preocupante. Enquanto o site prometia 55% de desconto (R$ 699 por R$ 314), é possível encontrar o mesmo produto pela internet por até R$ 229! Alguns podem dizer: mas a loja que vende por esse preço não é conhecida. E a OK Compras (que oferece o produto no Groupon) é? Ainda assim é possível encontrar o produto na Ricardo Eletro por R$ 389, o que representaria um desconto inferior a 20%.
Por fim, vamos à oferta do HD externo portátil no Clickon, vendido pelo Walmart. Enquanto o site promete um desconto de 50% (R$ 299,99 por R$ 149,99), é possível encontrar o mesmo produto no Submarino por R$ 179. Ou seja, o desconto seria de apenas 17%.

Conclusão

É inegável que os sites de compras coletivas oferecem bons preços. Mas devemos ficar atentos à veracidade dos descontos oferecidos. Às vezes a diferença é tão pequena que não vale a pena comprar por impulso, apenas para aproveitar aquela “oferta imperdível“.
Será que você compraria determinado produto se o desconto fosse de apenas 17%, como no caso do HD externo? Não? Pois saiba que mais de 2400 pessoas compraram. É difícil estimar quantas compraram apenas pelo impulso e quantas realmente precisavam do produto, mas fica claro que a vantagem não era tão grande quanto o prometido.
Para finalizar, é importante saber que boa parte dos produtos são “pontas de estoque”, seja por estarem tecnologicamente defasados, terem poucas vendas ou até por serem de uma cor extravagante, como foi o caso do HD externo (rosa). Nesses casos, seriam produtos que naturalmente entrariam em descontos nas lojas. Basta pesquisar.


5 lições de marketing inspiradas em Lady Gaga

(Foto: vipflash/Shutterstock.com)
(Foto: vipflash/Shutterstock.com)
Fãs de músicos costumam formar comunidades em torno de seus ídolos. E muitos desses grandes artistas entendem a importância dessa rede de pessoas não só para seu sucesso comercial mas também para a evolução do seu trabalho. Segundo o colunista da FastCompany Louis Marino, que trabalhou na indústria da música antes de atuar com marketing, a cantora Lady Gaga personifica esse conceito.

Ela mantém uma atuação pesada - e autêntica - nas redes sociais, com milhões de seguidores. Valoriza sua comunidade de fãs. E, por isso, as estratégias de marketing direcionadas ao consumidor final têm bastante a aprender com a artista. Marino elencou cinco lições (veja aqui o texto original, em inglês) que podem ajudar empresários a criar e engajar uma comunidade de “fãs” em torno da sua marca. Confira.
1. Mire indivíduos que pensam como você. Em vez de se concentrar em um gênero ou em uma etnia, envolva os consumidores em torno de um interesse em comum – como música. Se você entrega uma experiência ótima, relacionada a algo pelo qual os clientes são apaixonados, eles compartilham esse fato com sua comunidade e iniciam um grande movimento com a sua marca.
2. Seja vulnerável. Parte da ligação entre Lady Gaga e seus fãs se deve a um sentido de vulnerabilidade compartilhado entre eles – são todos “outsiders”, seja agora ou quando eram mais jovens. Portanto, eles têm de formar um grupo para pertencer a uma tribo. Quando as marcas são sinceras sobre aquilo que realmente representam, atraem consumidores dedicados.
3. Trate os consumidores como seus chefes. Lady Gaga valoriza e honra seus fãs. As marcas devem fazer o mesmo. Se os sonhos dos clientes viram a sua missão, eles se concentram em torno da sua marca, desenvolvendo uma comunidade poderosa.
4. Crie uma experiência coletiva. Isso é fácil com as mídias sociais, mas é preciso ser eficaz. Os artistas querem os fãs no seu dia a dia tanto quanto os fãs querem seus ídolos. Twitter e Facebook podem permitir que os consumidores sintam-se parte de um grupo relacionado à marca.
5. Melhore a empresa por meio da comunidade. Muitos bons artistas acreditam que são melhores por causa de seus fãs. Essa deve ser a missão de todas as empresas: melhorar seus produtos ou serviços por causa dos seus clientes.