terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que é ser empreendedor?



O que é ser empreendedor?Muitas pessoas sonham em iniciar seus próprios negócios, mas nem todos possuem este perfil de trabalho.
Ser empregado oferece algumas vantagens, desde seguro-saúde e contribuições dobradas para aposentadoria, até um horário-padrão e colegas de trabalho.
Se você está pensando em largar tudo para abrir algo por conta própria, avalie com cuidado se você possui o que é necessário para obter sucesso no empreendedorismo.

Empreendedor: dom natural ou habilidade?

Bons líderes podem ser treinados ou eles nascem com esse dom? Ninguém sabe ao certo, mas empreendedores de sucesso tendem a compartilhar essas características:

Disciplina

Para obter sucesso por conta própria, você precisa ter disciplina para definir um horário de trabalho, cumprir prazos, buscar novos clientes e evitar distrações tentadoras como a sua TV.

Frugalidade

Para se prevenir de quebrar quando seu negócio estiver no início ou os tempos estiverem difíceis, você tem que estar disposto a cortar suas despesas e, por vezes, diminuir seu padrão de vida.
Permanecer um empreendedor tem que ser mais prioritário que comprar uma roupa nova ou outros supérfluos.
É uma boa ideia ser frugal não apenas nos meses mais fracos, mas também nos melhores, no intuito de montar um bom fundo de emergência, para mantê-lo quando seu negócio não estiver gerando renda.

Auto-confiança

A fim de conseguir vender a si mesmo para os outros, você tem que ser o seu maior fã. Se você não acreditar que é um dos melhores no que faz, ninguém mais o fará.
Novos negócios raramente vão cair no seu colo, então é necessário estar disposto a promover a si mesmo e trabalhar quando e onde for possível.

Boa capacidade de comunicação

Clientes nem sempre deixarão óbvias suas necessidades e expectativas. Em vez de adivinhar o que eles querem, você não deve ter medo de fazer muitas perguntas.
Também é uma boa idéia de pedir feedback durante e após as atribuições para se certificar de que você está atendendo às expectativas de seus clientes.

Humildade

Poucos clientes esperam que você seja perfeito, mas se você não pode reconhecer erros e pedir desculpas quando cometê-los, dificilmente permanecerá na lista deles.

Honestidade e integridade

Quando você trabalha por conta própria, sua reputação é crucial. Você não tem a imagem de uma empresa para se resguardar ou colocar a culpa num mau empregado.
Você é a empresa e o empregado. Tudo que você faz tem de refletir bem sobre o seu negócio.

Excelente capacidade de manutenção de registros

É muito importante saber quando você enviou faturas, quando foram pagas, que ainda lhe deve dinheiro, quanto dinheiro sua empresa tem, quanto você fez e quanto você precisa fazer.
Registros precisos e detalhados são fundamentais para a saúde financeira de seu negócio e são indispensáveis para efeitos fiscais.

Motivação

Você não se tornará um homem de negócios bem sucedido assistindo TV o dia inteiro. Mesmo quando pensar que tem um dia para relaxar, não coloque suas tarefas totalmente de lado.
É melhor aproveitar para fazer o máximo possível quando as coisas estiverem devagar, pois nunca se sabe o que o dia seguinte trará.
Além disso, não deixe para fazer tudo em cima da hora. Ao invés disso, se planeje para começar mais cedo. Quanto mais rápido você completar uma tarefa, mais rápido poderá passar para a próxima, o que significa mais dinheiro no bolso.
Entregar antes do prazo também inspira confiança nos seus clientes, fazendo com que eles possam sempre contar contigo.
Dificilmente um cliente aceitará um atraso ou perda de prazo, exceto em circunstâncias extremas.

Flexibilidade

Alguns momentos serão mais agitados que outros, e trabalhos surgirão inesperadamente. Você tem que estar disposto a reorganizar suas tarefas e cronograma de trabalho para atender a pedidos de seus clientes.

Capacidade de estabelecer limites

Embora seja uma boa idéia manter um certo grau de flexibilidade, você também deve definir limites e expectativas realistas com seus clientes. Essas coisas não precisam ser feitas de forma explícita, mas vai se tornar a norma como ensinar as pessoas a tratá-lo.
Não atenda seu telefone ou responda email após seu horário de trabalho, não aceite prazos inatingíveis ou cargas de trabalho insuportáveis, e não deixe seus clientes negociarem propostas abaixo do aceitável ou se recusarem a pagar após a conclusão do trabalho.

Boa saúde

Quando trabalhamos para nós mesmos, não recebemos nos dias que estamos doentes. Então é necessário trabalhar quando está doente, fazer horas extras ou aceitar as perdas.
Você também tem que ser capaz de pagar o próprio plano de saúde, que deve incluir seu cônjuge e seus filhos.

Equilíbrio

Para quem é workaholic, trabalhar em casa significa que é difícil saber quando parar e dar uma descansada. Para aqueles que são melhores em relaxar, é igualmente um desafio para sair da mordomia e começar a trabalhar.
Independentemente de qual categoria você estiver, quando se trabalha para si mesmo, é necessário sair de sua zona de conforto para manter a sua vida profissional e vida pessoal em equilíbrio.

Otimismo

Você nem sempre terá um monte de trabalho a fazer ou conquistará todos os clientes e atividades que deseja.
É fundamental continuar buscando por novos trabalhos, manter uma atitude positiva e não levar as rejeições para o lado pessoal.
Caso contrário, em pouco tempo se tornará novamente um empregado.

Conclusão

Características pessoais terão uma grande influência sobre o seu potencial para ter sucesso como empreendedor. Antes de assumir um risco financeiro e de carreira, não se esqueça de avaliar se sua personalidade irá contribuir ou dificultar a sua prosperidade.
Fonte: Investopedia