terça-feira, 17 de maio de 2011

Não valorizar seu Contador é dar um tiro no próprio pé!

Ninguém valoriza o que não conhece! Realmente existe uma disposição  para conhecer o que o seu contador faz pela sua empresa? Vamos analisar então....

De longa data, sócios, diretores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas. Poderá ser fonte de lucro, em função de informações relevantes que gera, a partir dos fatos regulares escriturados.
De todos os lados que examinamos, a contabilidade, utilizada como deve ser, é fonte de lucro, e não de custo. Cabe aos empresários, gestores e administradores utilizarem-na, valorizando seus dados e aplicando decisões com base nas suas informações.
O contador enxerga através de inúmeros fenômenos do mundo real as transações que ocorreram na empresa. Percebe que a empresa poderia mostrar um lucro melhor, uma eficiência maior. Então, esse contador passa a criar uma metodologia para análise dos fenômenos que estão no mundo real. Essa análise leva em conta métodos quantitativos, dados estatísticos, e agrega conhecimentos gerais sobre a atividade da empresa em relação ao mercado local, regional e nacional, e em algumas atividades, mundial.
Além disso, o Contador tem o objetivo de tornar a empresa mais lucrativa, mais eficiente, mais competitiva e mais propensa a atender realmente a expectativa do seu cliente. Visa a sustentabilidade e, ao longo do tempo, tornar a empresa cada vez mais atrativa aos proprietários, acionistas e para o mercado de capitais.
O Brasil possui um complexo sistema tributário que envolve os governos municipais, estaduais, federal, além das contribuições sociais e das taxas. E isso requer um envolvimento completo do contador no que se chama de Planejamento Tributário e Fiscal, que exige do contador conhecimentos e experiências para poder executá-lo da melhor forma possível.
Os empresários e gestores não se enganem, o lucro ou o prejuízo de sua empresa pode estar nas mãos do seu contador. De que forma? Levando sua empresa a pagar tributos mais do que deve, ou não pagando o que deve, deixando sua empresa vulnerável à fiscalização.
Vejam somente alguns motivos que levaria os empresários e gestores de empresas a valorizarem mais seus contadores;
Economizar Tributos - Pague o menor valor possível em impostos dentro da lei. Tenha um bom Planejamento Tributário.
Gerenciar o seu negócio com competência - Uma contabilidade bem feita gera relatórios muito úteis para você administrar o seu negócio e saber para onde ele está indo. Você já pensou como seria bom ter uma Demonstração de Resultados e um Balanço Patrimonial sempre atualizado e preciso?!
Receber a Fiscalização Sem Medo - Com a documentação da sua empresa em ordem, você não terá problemas com a fiscalização federal, estadual, municipal e previdenciária.
Durma Tranqüilo - Tenha a confiança e a certeza de que a sua empresa está em dia com todas as obrigações exigidas pelo governo.
Todos nós precisamos de um medico intimo, de confiança, que conhece nosso vigor e potencial físico. Quando estamos com algum problema, ele sabe o que prescrever para que retomemos a saúde e possamos manter nossa paz e felicidade, algo inestimável para nós e nossa família. Se de um lado o medico é uma espécie de alicerce para a nossa saúde. Do outro, quando falamos de empresas, o contador é peça indispensável à sua saúde. Ele é uma espécie de "médico" que conhece como ninguém a saúde da sua empresa, descreve, diagnostica e prescreve a solução, o "remédio" que a empresa precisa "tomar" para que tudo possa funcionar bem. Ele sabe onde está o problema.
Todos que fazem parte de uma empresa, inclusive o próprio contador e a sociedade de forma geral, precisam estar cientes do alto grau de responsabilidade que o profissional da contabilidade tem em suas mãos. A continuidade de uma empresa traz benefícios não só para seus proprietários e acionistas, mas para toda a nação, uma vez que ela é responsável por gerar renda, impostos e milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia de todo o País, e o contador é peça chave em toda essa enorme engrenagem, afinal ninguém sobrevive sem saúde.
Pense nisto e tenha sucesso!

*Nelson Henrique Pereira é Contador, Gerente de Contabilidade, MBA em Controladoria e Ministra Cursos na Área Fiscal, Tributária, Custos e Preço de Venda

Faz um desconto?

Quinta-feira da semana passada, saí da redação e fui para a academia. Quando cheguei, a recepcionista disse que o meu plano estava vencendo e precisaria ser renovado, uma vez que eu quisesse continuar praticando atividade física. Pedi para que ela me mostrasse os preços para os planos de três, seis e 12 meses para analisar qual estava mais barato. Assim que vi os valores perguntei: “Não tem como fazer um desconto?”. Essa é uma pergunta recorrente para aqueles que trabalham com serviços ou comércio varejista. Afinal, o cliente quer sempre os melhores preços e condições de pagamento. Mas, quando atender o desejo do consumidor e fornecer o almejado desconto?
Muitos empreendedores acreditam que dar um descontinho é fundamental para não perder o cliente. Contudo, de pechincha em pechincha, você, empreendedor, acaba criando um vício e deixando de cobrar o preço correto por aquele serviço ou produto. Para não perder o cliente, é interessante, de acordo com especialistas, explicar ao consumidor o porquê daquele valor, demonstrando o que está sendo cobrado com clareza.
Todos os descontos ou promoções devem ser previamente determinados e calculados. Isso porque dar descontos indiscriminadamente faz com que as margens de lucro do negócio diminuam. Além disso, o empreendedor corre o risco de desvalorizar a sua marca e estimular o consumidor a sempre pedir o desconto. Afinal, uma vez concebida a redução no preço, dificilmente o cliente aceitará pagar mais na próxima compra. E você, leitor, trabalha os descontos no seu empreendimento?

A CredConf Contabilidade assina em baixo.... abraços...
Lucia Helena