segunda-feira, 14 de março de 2011

A relação esta ruím? DEMITA SEU CLIENTE! Sim… você pode!

Hoje foi um daqueles dias.
E tudo acabou com uma ofensa direta e sem meias palavras vinda de um cliente.
Bom, vamos definir cliente:
Um cliente é todo aquele deposita em nós suas expectativas. Ou seja: temos clientes em casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos. Onde houver uma expectativa criada em relação a nós, aí teremos um cliente. Um cliente é uma relação que dura pela confiança e pelo encantamento e respeito e o encantamento acaba diante do primeiro NÃO!
Acabar o encantamento é tão certo quanto o dia depois de  amanhã, mas o respeito esse não pode acabar; é condição inegociável de relacionamento entre seres humanos! relacionamentos pessoais e profissionais.
Foi aí que Celia Berardi de Spangher da Maxim Consultores, me deu um puxão de orelha do tipo : “Engole o choro!!! e demita esse cliente” . Precisamos de clientes, é com eles e por eles que fazemos de nossos negócios 80% do nosso dia. Mas quando o relacionamento chega ao ponto do desrespeito – DEMITA O CLIENTE!
Foi aí que pesquisando encontrei o excelente texto da  Natalie Sisson no blog Young Entrepreneur <Clique aqui para ler>
Ela cita que mais importante do que atrair clientes é atrair os clientes certos ! para saber atrair os certos é preciso saber identificar os errados , e isso TODOS NÓS SABEMOS:
Perfil do cliente errado:
  • Ficam sempre te pressionando a baixar preços
  • Mencionam a oferta de seus concorrentes e ameaçam levar o trabalho para eles
  • Fazem pedidos em quantidades absurdas, mesmo sabendo que você não pode entregar
  • Não permitem que você seja responsável por tomar decisões importantes nos projetos ou te responsabilizam até pelo  atraso do cliente do cliente dele!!!!
  • Não respondem suas mensagens, e-mails ou telefonemas. Mesmo assim, esperam que o trabalho seja feito rápido e a tempo.
  • E invariavelmente dizem: – Eu quero você aqui agora!!!  ( esta rindo né?…rs )
É ….eu conheço bem esse perfil.
Dica: Descreva tudo como se todos tivessem 10 anos!
Descrever as relações de parceria entre cliente e empresa é algo trabalhoso e por vezes pode parecer redundante e imaturo, mas acredite dizer a mesma coisa 10 vezes e de formas diferentes pode te livrar de ouvir o que eu tive que ouvir hoje ( e que vai martelar minha cabeça por algumas semanas ).
Todos nós somos clientes em algum momento! e me recordo de ter a mesma atitude deselegante que meu cliente em alguns momentos. Vou me policiar ! prometo.
O que posso dizer que é : (…) A gente sempre aprende alguma coisa com situações azedas.
  • Eu aprendi que: descrever para um adulto uma serviço ou produto como se ele fosse uma criança não é ofensa e sim cuidado para não ouvir um “Mas vc disse que funcionava…”, você falou que sim, vc falou que conhecia, você falou… eu entendi… você disse…
  • Indicar produtos e/ou serviços de terceiros para cliente imaturos é como se fosse uma sentença de castigo – porque você será responsavel eterno por um serviço que nao é você que presta, que você não tem administração nem tão pouco gerencia.
  • Se um cliente imaturo pede uma opinião. Não dê! peça que ele pesquise, diga que vai ser  ser otimo para ele se “enturmar” com o linguajar da área ( e vai mesmo )…
  • Cliente não é amigo ( infelizmente )…
A relação cliente fornecedor tem que ser no minimo educada e cordial , já passou dessa fase? então não se desespere! DEMITA O SEU CLIENTE!
Ele precisa e alguem que o atenda – e você esta longe das expectativas dele e uma vez que o respeito pulou a janela… não volta mais!
Você perde mais tempo explicando o que ele quer saber do que fazendo o que tinha que fazer?  pense bem, se todo esse tempo fosse usado para terminar aquele projeto que já esta até com lacinho para presentear e surpreender seu outro cliente….
Você fica pensando no faturamento? … e dispensar cliente é contra as regras comerciais que aprendeu na faculdade?? pense bem, esse cliente suga suas energias , você já trabalhou o dobro de tempo esperado para ele, ainda nao entregou o que precisava…Acredite Demiti-lo vai ser melhor para ele e para você. Você terá tempo para desenvolver o que de fato interessa, trabalhará mais fluidamente, produzirá mais, mais rapido, mais feliz.
Ele, por sua vez, terá a chance de identificar uma empresa que possa atender seus anseios, desejos e inquietudes.
É bom para todos.
Isso é um relacionamento comercial e pode ser que os DNA´s não combinem! Se até casamento ( que diziam era pra vida toda ) a gente termina assinando um papel, porque não demitir um cliente que o “vaso já quebrou”?
Demita seu cliente sem culpa!
  • é saudavel para os negocios
  • é bom para você
  • é bom para o cliente
  • é bom para seu figado
Demita o seu cliente e Seja Feliz! e Sem culpa!

Demita seu cliente

A dica de hoje foi dada por Natalie Sisson no blog Young Entrepreneur.
Antes de atrair os clientes certos, é necessário saber com quais clientes você não irá trabalhar.
O tipo de clientes que você realmente não precisa são aqueles que sugam o seu tempo e energia, te deixando sempre exausto e estressado.
Você sabe de que tipo eu estou falando. São aqueles que:
  • Ficam sempre te pressionando a baixar preços
  • Mencionam a oferta de seus concorrentes e ameaçam levar o trabalho para eles
  • Fazem pedidos em quantidades absurdas, mesmo sabendo que você não pode entregar
  • Não permitem que você seja responsável por tomar decisões importantes nos projetos
  • Não respondem suas mensagens, e-mails ou telefonemas. Mesmo assim, esperam que o trabalho seja feito rápido e a tempo.
O que eu estou te dizendo é pra demitir este tipo de clientes. Isso mesmo, demita-os agora.
Você não contrataria um funcionário preguiçoso, que chega atrasado todos os dias e que lhe causa uma série de problemas.
Então porque você deveria trabalhar com um cliente que essencialmente faz o mesmo?
Não fique sofrendo. Ao invés disso, você poderia estar trabalhando com os clientes perfeitos.

Dica ao empreededor: Alguns clientes é melhor nem ter

“Nem sempre o cliente tem razão!”, costuma dizer um dos maiores varejistas do país, desafiando o senso comum.
Muitas empresas engrossam sua base de clientes e acabam atraindo inadimplentes e conquistando usuários cujo custo de transação é maior que o benefício gerado. Há empresas que diminuem a rentabilidade à medida que aumentam o número de clientes.
Há pechinchadores e pessoas que fazem você perder o tempo que poderia ser dedicado a clientes mais saudáveis para o futuro. Alguns tratam-no como mero fornecedor, outros deixam você esperando um tempão, alguns nem valorizam o que você tem a oferecer.
Quando se defrontar com clientes assim, e se você tiver outras opções, não hesite: tente uma, duas ou até três vezes, mas não perca outras oportunidades para tentar agradar a um cliente que não merece seu esforço.
Não estrague seu dia por causa desse tipo de cliente. Concentre-se naqueles que valorizam o que você faz e que trazem retorno positivo para sua empresa.
Não é só o cliente que tem de escolher a sua empresa. As empresas vencedoras são aquelas que também escolhem seus clientes e dão o melhor de si para os escolhidos.
Coragem: alguns clientes é melhor nem ter!