terça-feira, 27 de novembro de 2012

5 maneiras inteligentes para evitar uma crise de caixa


Como é possível uma empresa ter uma grande produção e venda de um produto ou serviço e, mesmo assim, ter prejuízo? A resposta está no fluxo de caixa da empresa


SÃO PAULO - Muitos negócios são rentáveis mas, logo depois, eles têm prejuízos e chegam até a declarar falência. Como isso é possível? A resposta está no fluxo de caixa da empresa.
Empresas de produtos que têm muita saída de vendas precisam repor o estoque com meses de antecedência, antes de repassar para os distribuidores e varejistas. Isso perde muito dinheiro. E, apenas quando os clientes pagam o que foi repassado do mês anterior, a empresa compra mais produtos com o caixa disponível para a próxima realização do inventário. Isto é, o sucesso desse produto pode zerar rapidamente a conta bancária da empresa.
caixa registradora antiga - dinheiro - contas - balanço
5 maneiras inteligentes de evitar uma crise de caixa
Se um banco não intervir para ajudar a recuperar o atraso, ela poderá até demitir seus empregados, reduzir sua produção ou falir. Com este arriscado cenário, o site Small Business elaborou 5 maneiras fáceis de proteger o precioso dinheiro de sua empresa, confira:
1. Limite de exposição a clientes de alto risco
Seus maiores clientes também são os mais que demoram a pagar? Se sim, é preciso tomar medidas imediatas para diversificar o perfil de seus clientes e favorecer aqueles que pagam em dia seus produtos.
2. Contas a pagar
Faça uma lista mensal dos clientes que já pagaram e os que faltam pagar pela mercadoria. Por que não cobrá-los a cada uma ou duas semanas até concluir essa lista?
3. Reduza a dependência de uma fonte de financiamento único
Como muitos empresários já aprenderam, é relativamente fácil para os bancos retirar as linhas de crédito enquanto as empresas não conseguem pagar suas dívidas. Para minimizar os riscos de déficits de caixa, esses empreendedores têm na manga um ou dois cartões de crédito para emergência.
4. Racionalize as linhas de produção
Empresários que não têm muito dinheiro disponível devem evitar a produção de grande quantidade de produtos diversificados para vender a diferentes consumidores. Mais complexa é a linha de produção de seus produtos, mais dinheiro será gasto para produzir, armazenar, divulgar e entregar a mercadoria.
5. Defina padrões de alta rentabilidade
Empresas que são mais vulneráveis a crises financeiras durante uma recessão ou crise de crédito são considerados negócios de baixa margem de lucro. Simplesmente, essas empresas não podem ter margem de erro, pois seu lucro já é baixo. Por isso, não hesite cortar produtos ou serviços que não correspondem ou excedem suas margens médias de lucro bruto.
Não há recompensa melhor para os empresários que realizam um gerenciamento de caixa cauteloso em suas operações cotidianas da empresa. Credores e investidores competem para financiá-las.

Fonte: Infomoney
Por Luiza Belloni Veronesi