segunda-feira, 28 de março de 2011

A união faz a força das pequenas empresas

O mundo das start-ups e pequenas empresas pode ser comparado a um perigoso oceano. Esses empreendimentos são peixes pequenos, que separados aumentam as chances de serem eliminados pelos grandes predadores. A solução? Unirem-se para nadar como um peixe só. Essa é a metáfora utilizada por Nellie Akalp, CEO do site CorpNet.com, e tirada do livro infantil “Swimmy”, para identificar o universo desses negócios e como eles devem se comportar.
A autora escreveu um artigo para o site Mashable, afirmando que “agora, mais do que nunca, pequenos negócios precisam se unir para competir com suas contrapartes maiores”. E o que isso significa? “Se você é um pequeno negócio, busque relações simbióticas e colaborativas com outros negócios como você, sempre que possível”, afirma Nellie.
Abaixo você confere algumas dicas da própria autora para criar esse tipo de laços.
- Crie um grupo de encontro de empreendedores:
O mundo dos negócios é feito de contatos e referências. Crie encontros periódicos com empresários como você, em um café ou uma área de conferência em um hotel, e tente criar relações colaborativas em que vocês possam trocar conselhos, dicas e outras informações que ajudem no crescimento do seu negócio. Você pode usar redes sociais como Twitter e Facebook para encontrar essas pessoas e marcar os encontros.
- Una-se a uma comunidade virtual de Startups
Se encontros “ao vivo” não fazem seu estilo, junte-se a comunidades ou fóruns de discussão on-line. Pode ser Facebook e Orkut ou até algo mais específico como a comunidade da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios no Ning.
- Sempre retribua
Esse tipo de networking é sempre uma via de duas mãos. Então sempre que você tiver oportunidade, ajude colegas empreendedores. Esse tipo de auxílio sempre traz retorno.