Seca nos Estados Unidos traz
oportunidades para a Bahia
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Assim
como a Bahia, os Estados Unidos vem enfrentando uma grave seca. A longa estiagem
e o excessivo calor, por lá, que é o maior produtor de grãos do mundo, deve
reduzir a colheita de milho em mais de 90 milhões de toneladas, enquanto a
perda na safra de soja é estimada em 14 milhões de toneladas, segundo dados
do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o equivalente ao
Ministério da Agricultura do Brasil. As oportunidades que a seca americana
abre para a Bahia e o Brasil é o tema do programa Encontro com Gabrielli
desta semana.
“O fato é que a situação adversa nos Estados Unidos pode representar uma excelente oportunidade para os produtores brasileiros e baianos”, adverte o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. A explicação é a seguinte: se a colheita nos Estados Unidos diminui, eles não têm condições de atender a todos os países para os quais exportam, podendo, inclusive, até faltar grãos para o consumo interno. “É aí que nós ganhamos espaço para suprir o desfalque na produção deles”, esclarece o economista. Hoje, a Bahia é o sexto estado do Brasil em produção de soja. Este ano, a safra baiana está estimada em 3,5 milhões de toneladas, enquanto a de milho deverá alcançar pouco mais de 2 milhões de toneladas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Olhando para 2013, a tendência é que o PIB (Produto Interno Bruto) Agrícola do Brasil e da Bahia deva dar um salto”, antevê Gabrielli. Para chegar a esta conclusão, o secretário do Planejamento leva em consideração que os preços da soja e do milho não param de subir. Com isso, os agricultores se sentem animados em expandir a área plantada. A estimativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é que o plantio da soja cresça 2 milhões de hectares e aumente a produção em 33% na comparação com o ano passado. Segundo José Sergio Gabrielli, esse entusiasmo tem sentido. A saca de 60 kg de soja, que em 2010 custava R$ 32, este mês deve alcançar R$ 70. E o milho, que valia R$ 15, deve passar dos R$ 25. “Além disso, a produção agrícola dos Estados Unidos será muito afetada, sobretudo a cultura do milho, sendo a primeira vez em 24 anos que os americanos produzem menos milho do que consomem”, observa. “Por outro lado, essa vantagem competitiva para os produtores de grãos brasileiros e baianos é vista com desconfiança e preocupação pelos produtores de aves e suínos, pois o milho e a soja respondem por 80% do custo de produção dessas cadeias. Então, existe uma expectativa que o custo dessa cadeia suba também”, conclui Gabrielli. PROGRAMA - O conteúdo do programa de rádio semanal está disponível para download no site www.facebook.com/encontrocomgabrielli, podendo ser veiculado gratuitamente nas rádios ou postado em sites e blogs. Contatos e sugestões para o programa podem ser feitos através do e-mail encontrocomgabrielli@gmail.com. |
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
15 conselhos que podem ser bastante úteis para a administração de novos negócios
Com 27 milhões de empresários ou de pessoas envolvidas na concepção de um negócio próprio, o Brasil é o terceiro colocado em número de empreendedores entre os 54 países mais importantes do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Somente em 2012 foram criadas mais de 1 milhão de empresas em território brasileiro. São Paulo é o estado com o maior número de novos negócios, mais da metade no setor de serviços.
Com o objetivo de contribuir para manter o alto índice de empreendedorismo, o Sindicato das Empresas de Contabilidade e Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP) preparou uma lista com 15 dicas que podem valer o sucesso de um empresário iniciante.
"O Brasil é um país cheio de burocracia. Para superar os obstáculos é preciso foco, profissionalismo, conhecimento e cautela para conquistar mercado, fazer a empresa crescer e ganhar credibilidade", afirma José Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP.
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Imagem: Thinkstock |
1. Identificação do negócio
Inicialmente, identificar uma vocação e um desejo é importante porque é fundamental trabalhar com satisfação e não somente para ganhar dinheiro. "Buscar uma área de sua afinidade é um bom começo", aconselha Chapina Alcazar.
2. Conhecer bem a área de atuação
Definido o segmento, é importante obter o máximo de conhecimento sobre o futuro negócio. Segundo o presidente do Sescon-SP, é preciso observar a atuação da concorrência, pesquisar se o local não está saturado, identificar os hábitos e a carência dos consumidores. "É importante também mapear oportunidades e dificuldades, participar de cursos, palestras e buscar capacitação sobre todas as questões que envolvem o nicho específico e o empreendedorismo em geral."
3. Plano de negócios
Com os dados colhidos na pesquisa, elaborar um plano de negócios mais claro e detalhado possível, documentando estratégias para concretizar os objetivos: aspectos financeiros, administrativos e de marketing. "Este documento servirá como guia para o empreendedor."
4. O apoio da Contabilidade
O auxílio de uma boa assessoria contábil no momento de abertura do negócio é fundamental. Ela apontará os meios para a formalização do negócio em âmbito municipal, estadual e federal. "O contador profissional ajudará no planejamento e indicará caminhos para a legalidade, o crescimento e o sucesso. Independentemente do porte da empresa, não se pode abrir mão da escrituração contábil, uma poderosa ferramenta do Estado para fiscalização e para tomadas de decisão do empresário", garante Chapina Alcazar.
5. Formalização
A formalização é mais que uma questão legal. Uma empresa informal fica de mãos atadas, sem oportunidades de crescer. De acordo com o presidente do Sescon-SP, "legalizada, a organização pode trabalhar sem preocupação com fiscalização, tem acesso facilitado a créditos, pode participar de concorrências e ganha a credibilidade do mercado".
6. Ponto adequado
Antes da aquisição ou locação do imóvel onde a atividade será exercida é preciso verificar se não há desacordo com a legislação de zoneamento da cidade ou se o "habite-se" está alinhado à atividade. Caso contrário a empresa terá problemas para obter a licença de funcionamento.
7. Escolha adequada do regime de tributação
Ao optar acertadamente entre os regimes de apuração de tributos do Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, as empresas conseguem reduzir significativamente a sua carga tributária. Esta escolha deve sempre levar em consideração o orçamento e o resultado desejado pelo empreendedor, não deixando de considerar o custo de todos os tributos incidentes sobre a atividade, mercadorias comercializadas e despesas com salários, por exemplo. Chapina Alcazar adverte: "é importante lembrar que nem sempre a melhor opção é o sistema simplificado".
8. Controles internos de gestão
Ao lado da escrituração contábil, a adoção de controles internos de gestão é essencial para o negócio e necessária para a boa prestação de contas ao fisco. Controle de estoque, do quadro de colaboradores, de caixa e outros auxiliam as tomadas de decisão.
9. Controle do fluxo de caixa
O empresário precisa ter atenção especial ao fluxo de caixa, sempre contabilizando os recursos que serão destinados aos impostos, ao pagamento de funcionários, décimo terceiro e reserva para emergências. É preciso entender a sistemática do mercado e do nicho de atuação nas compras a prazo, sempre trabalhando com prazos que permitam que o montante das vendas entre em caixa antes do vencimento das compras. "Questão vital neste item é nunca envolver dinheiro da pessoa física no negócio", alerta o presidente do Sescon-SP.
10. Qualidade
É preciso sempre investir na qualidade, tanto nos serviços como no atendimento. Para Chapina Alcazar, muito mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os atuais."Serviços de excelência sempre fazem o cliente voltar."
11. Profissionalização
Não importa o tamanho da empresa, a prioridade é a profissionalização do negócio. Além de criar condições para solidez e crescimento, esta medida é fundamental visto que a evolução da inteligência fiscal brasileira permite inúmeras possibilidades de cruzamento de dados e exige uma postura cada vez mais séria do novo empresário.
12. O que é lucro? Utilize comparativos
A realização de um orçamento trimestral ou anual constitui uma grande ferramenta para o empreendedor, pois permite análises e comparações mês a mês, além da adoção de medidas para que o giro de produtos e serviços possa cobrir despesas como taxas, tributos, aluguel, assessorias, entre outros.
Demonstração simplificada:
* Vendas do mês - compras do mês = lucro bruto
* Lucro bruto - despesas gerais = lucro líquido
Dessa forma, o lucro líquido fica disponível para novos investimentos na empresa ou para divisão entre os sócios.
13. Invista na equipe
A equipe de colaboradores pode ser fator de sucesso ou de fracasso do novo empreendimento. "Contrate pessoas que querem crescer, motive e ofereça treinamento. Envolva a equipe em seus objetivos e metas", acrescenta Chapina Alcazar.
14. Inquietação
A inquietação motiva o crescimento. "Estar atento às novidades, ao comportamento do mercado e às mudanças de hábitos dos consumidores é muito positivo."
15. Aprimoramento
O aprimoramento profissional é um item de ouro para trabalhadores e também para o empreendedor. "É importante entender seus pontos fracos e buscar aprendizado, além de investir em conhecimento, especialmente em gestão", finaliza Chapina Alcazar.
Fonte: Portal Administradores www.administradores.com
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Acesso ao Portal e-CAC exige novas cadeias de certificação digital
A Receita Federal reitera que desde terça-feira, 5, o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) somente pode ser acessado se as novas cadeias de certificado digitais padrão ICP-Brasil estiverem instaladas no computador do contribuinte.
Para fazer a instalação é precisar cliclar nos links ICP-Brasil v2, Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal v3, Autoridade Certificadora do SerproRFB v3.
Outra exigência é o contribuinte dispor no seu computador do sistema operacional Windows XP, com Service Pack 3, ou superior. Se a plataforma não for Windows, o contribuinte deve verificar junto ao fornecedor se sistema suporta o uso da função de hash SHA-2.
Através do e-CAC, o contribuinte pode realizar diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, tais como: verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, obter cópia de declarações, retificar pagamentos, parcelar débitos, pesquisar a situação fiscal e imprimir o comprovante de inscrição no CPF. Sua utilização requer Código de Acesso ou Certificado Digital, no entanto, alguns serviços estão disponíveis apenas para usuários que estiverem fazendo uso de Certificado Digital.
Desde março do ano passado, avisos de cobrança relativos a débitos declarados em DCTF são enviados para a caixa postal eletrônica dos contribuintes. Estes avisos equivalem à cobrança amigável e o contribuinte terá o prazo de 30 dias para regularizar sua situação, evitando, com isso, que as dívidas sejam enviadas para inscrição na Dívida Ativa da União e para o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
Para fazer a instalação é precisar cliclar nos links ICP-Brasil v2, Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal v3, Autoridade Certificadora do SerproRFB v3.
Outra exigência é o contribuinte dispor no seu computador do sistema operacional Windows XP, com Service Pack 3, ou superior. Se a plataforma não for Windows, o contribuinte deve verificar junto ao fornecedor se sistema suporta o uso da função de hash SHA-2.
Através do e-CAC, o contribuinte pode realizar diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, tais como: verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, obter cópia de declarações, retificar pagamentos, parcelar débitos, pesquisar a situação fiscal e imprimir o comprovante de inscrição no CPF. Sua utilização requer Código de Acesso ou Certificado Digital, no entanto, alguns serviços estão disponíveis apenas para usuários que estiverem fazendo uso de Certificado Digital.
Desde março do ano passado, avisos de cobrança relativos a débitos declarados em DCTF são enviados para a caixa postal eletrônica dos contribuintes. Estes avisos equivalem à cobrança amigável e o contribuinte terá o prazo de 30 dias para regularizar sua situação, evitando, com isso, que as dívidas sejam enviadas para inscrição na Dívida Ativa da União e para o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
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