Recentemente, ao ministrar uma palestra sobre gestão financeira para um grupo de empresários do segmento de locação de maquinas e equipamentos, me foi solicitado resumir as questões mais importantes praticadas pelos empresários de sucesso. Havia grande ansiedade dos empresários presentes sobre como orientar filhos e herdeiros em empreender negócios de forma mais consistente. Sugeri 10 passos, entre vários que considero vitais na ação de empreender:
1 – Iniciamos um negócio a partir de uma “idéia”, mas sempre devemos confirmar se esta “idéia” é realmente uma oportunidade de negócio
2 – É decisivo planejar previamente a estrutura do negócio, principalmente:
a) investimentos necessários até a completa viabilização,
b) limites de custos,
c) volumes de receitas (vendas),
d) reserva de capital
3 – O domínio do negócio deve ser conseguido imediatamente, como os aspectos da tecnologia envolvida, condições de mercado e aspectos gerenciais.
4- Nunca misturar o dinheiro da empresa com a renda familiar.
5- Sempre manter o negócio adaptado às necessidades do público alvo
6 – Estabelecer rapidamente parcerias com fornecedores e com concorrentes
7- Manter crescente a agressividade da estratégia de vendas: ultrapassar no tempo certo o “ponto de equilíbrio”, no qual os gastos se equilibram com as receitas.
8 – Empresários de sucesso não permitem que o processo operacional seja dependente de sua atuação e presença, além do tempo necessário à viabilização do negócio. O mais cedo possível o dono deve se ocupar das questões estratégicas para crescimento e exploração competente da oportunidade.
9 – Nunca dar passos maiores que as pernas. A ação de planejar deve ser permanente e principalmente nas decisões estratégicas os riscos devem ser cautelosamente calculados.
10 – Sempre ter objetivos e metas. As decisões e operações devem ser subordinadas ao desejo de atingir objetivos e cumprir metas de desempenho, legitimado para todos da empresa. “Quem não sabe a direção a tomar, qualquer direção serve”. Se não há um volume de lucro a perseguir, qualquer lucro serve, inclusive nenhum lucro, e a empresa morre.
A. Calos de Matos
Consultor em Gestão Empresarial
Lucia Helena
Departamento Comercial
CredConf Contabilidade
http://www.credconfcontabilidade.com
Tel.: (21) 7885-4552 ID: 120*97395
(21) 3203-5854 / 3203-5855 / 8779-8786
segunda-feira, 12 de julho de 2010
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Papo de Empreendedor
Posted: 30 Jun 2010 10:33 AM PDT A inovação é um tema constante no mundo do empreendedorismo. Às vezes, porém, o segredo de um bom negócio está em fazer melhor o que outras pessoas já fazem. Em minha cidade natal, São Carlos, no interior de São Paulo, conheci um rapaz que era garçom de uma conhecida lanchonete local. Eu e meus amigos o vimos subir de cargo até tornar-se gerente do negócio. Ele sempre dizia que “estava guardando dinheiro” e há alguns anos, depois de praticamente uma década desde que começara a trabalhar como garçom, comprou um ponto comercial e abriu seu próprio negócio. Tomou cuidado: planejou a reforma e o cardápio, contratou pessoal e só inaugurou quando teve a certeza que cada parafuso estava no lugar. O lanche, em si, era bem parecido com os outros da cidade, seguindo o “padrão sãocarlense”: grande e saboroso com um preço acessível. Geralmente é isso que você encontra por lá. Entretanto, os inúmeros clientes que atendeu bem em seus tempos de garçom o acompanharam no novo negócio. Os preços dessa nova lanchonete eram ligeiramente mais baratos e o atendimento, mais próximo e amigável, era por demais atrativo. Com poucos meses de funcionamento, a casa vivia lotada todos os dias da semana, salvo segundas-feiras, dia em que o estabelecimento não abre. A propaganda era, basicamente, no boca a boca e o diferencial era mesmo o ambiente familiar e o tratamento próximo, que acabavam atraindo cada vez mais pessoas. É bem mais agradável ser servido com um sorriso no rosto em um ambiente que funciona, inteiramente, da hora que abre até a hora de fechar, do que por alguém que parece que acabou de dar uma cusparada no seu sanduíche, ter de praticamente quebrar um copo para ser atendido ou então ouvir o, no mínimo irascível, “a cozinha vai fechar”. Com cerca de dois anos de negócio, o antigo garçom abriu sua segunda unidade na principal avenida de São Carlos. Assim como a anterior, vive lotada todas as noites, fruto do contato direto com os clientes. Na unidade mais nova, o próprio dono é o caixa e está à frente do negócio diariamente. Recentemente, estive visitando parentes e amigos na cidade e voltei para lá, onde fui recebido novamente com um sorriso e um aperto de mão. O local é simples e os preços, atualmente, rivalizam com os da concorrência; acontece que os consumidores também pagam por outros motivos. O tipo de marketing adotado, o boca a boca e o apoio a alguns eventos locais, como teatros, festas grandes e eventos musicais, funcionou. Não é nada que outros concorrentes locais também não façam: eles só não fazem tão bem quanto esse garçom empreendedor. Um abraço, Lucia Helena Departamento Comercial CredConf Contabilidade http://www.credconfcontabilidade.com Tel.: (21) 7885-4552 ID: 120*97395 (21) 3203-5854 / 3203-5855 / 8779-8786 |
quinta-feira, 1 de julho de 2010
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terça-feira, 29 de junho de 2010
Dez Passos Para o Sucesso
Competências para o sucesso com pequenos negócios
Recentemente, ao ministrar uma palestra sobre gestão financeira para um grupo de empresários do segmento de locação de maquinas e equipamentos, me foi solicitado resumir as questões mais importantes praticadas pelos empresários de sucesso. Havia grande ansiedade dos empresários presentes sobre como orientar filhos e herdeiros em empreender negócios de forma mais consistente. Sugeri 10 passos, entre vários que considero vitais na ação de empreender:
1 – Iniciamos um negócio a partir de uma “idéia”, mas sempre devemos confirmar se esta “idéia” é realmente uma oportunidade de negócio
2 – É decisivo planejar previamente a estrutura do negócio, principalmente:
a) investimentos necessários até a completa viabilização,
b) limites de custos,
c) volumes de receitas (vendas),
d) reserva de capital
3 – O domínio do negócio deve ser conseguido imediatamente, como os aspectos da tecnologia envolvida, condições de mercado e aspectos gerenciais.
4- Nunca misturar o dinheiro da empresa com a renda familiar.
5- Sempre manter o negócio adaptado às necessidades do público alvo
6 – Estabelecer rapidamente parcerias com fornecedores e com concorrentes
7- Manter crescente a agressividade da estratégia de vendas: ultrapassar no tempo certo o “ponto de equilíbrio”, no qual os gastos se equilibram com as receitas.
8 – Empresários de sucesso não permitem que o processo operacional seja dependente de sua atuação e presença, além do tempo necessário à viabilização do negócio. O mais cedo possível o dono deve se ocupar das questões estratégicas para crescimento e exploração competente da oportunidade.
9 – Nunca dar passos maiores que as pernas. A ação de planejar deve ser permanente e principalmente nas decisões estratégicas os riscos devem ser cautelosamente calculados.
10 – Sempre ter objetivos e metas. As decisões e operações devem ser subordinadas ao desejo de atingir objetivos e cumprir metas de desempenho, legitimado para todos da empresa. “Quem não sabe a direção a tomar, qualquer direção serve”. Se não há um volume de lucro a perseguir, qualquer lucro serve, inclusive nenhum lucro, e a empresa morre.
A. Calos de Matos
Consultor em Gestão Empresarial
Um abraço,
Lucia Helena
Departamento Comercial
CredConf Contabilidade
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Tel.: (21) 7885-4552 ID: 120*97395
(21) 3203-5854 / 3203-5855 / 8779-8786
Recentemente, ao ministrar uma palestra sobre gestão financeira para um grupo de empresários do segmento de locação de maquinas e equipamentos, me foi solicitado resumir as questões mais importantes praticadas pelos empresários de sucesso. Havia grande ansiedade dos empresários presentes sobre como orientar filhos e herdeiros em empreender negócios de forma mais consistente. Sugeri 10 passos, entre vários que considero vitais na ação de empreender:
1 – Iniciamos um negócio a partir de uma “idéia”, mas sempre devemos confirmar se esta “idéia” é realmente uma oportunidade de negócio
2 – É decisivo planejar previamente a estrutura do negócio, principalmente:
a) investimentos necessários até a completa viabilização,
b) limites de custos,
c) volumes de receitas (vendas),
d) reserva de capital
3 – O domínio do negócio deve ser conseguido imediatamente, como os aspectos da tecnologia envolvida, condições de mercado e aspectos gerenciais.
4- Nunca misturar o dinheiro da empresa com a renda familiar.
5- Sempre manter o negócio adaptado às necessidades do público alvo
6 – Estabelecer rapidamente parcerias com fornecedores e com concorrentes
7- Manter crescente a agressividade da estratégia de vendas: ultrapassar no tempo certo o “ponto de equilíbrio”, no qual os gastos se equilibram com as receitas.
8 – Empresários de sucesso não permitem que o processo operacional seja dependente de sua atuação e presença, além do tempo necessário à viabilização do negócio. O mais cedo possível o dono deve se ocupar das questões estratégicas para crescimento e exploração competente da oportunidade.
9 – Nunca dar passos maiores que as pernas. A ação de planejar deve ser permanente e principalmente nas decisões estratégicas os riscos devem ser cautelosamente calculados.
10 – Sempre ter objetivos e metas. As decisões e operações devem ser subordinadas ao desejo de atingir objetivos e cumprir metas de desempenho, legitimado para todos da empresa. “Quem não sabe a direção a tomar, qualquer direção serve”. Se não há um volume de lucro a perseguir, qualquer lucro serve, inclusive nenhum lucro, e a empresa morre.
A. Calos de Matos
Consultor em Gestão Empresarial
Um abraço,
Lucia Helena
Departamento Comercial
CredConf Contabilidade
http://www.credconfcontabilidade.com
Tel.: (21) 7885-4552 ID: 120*97395
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