segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Organização: o básico das finanças começa na carteira

Posted: 14 Sep 2010 11:36 AM PDT
Organização: o básico das finanças começa na carteiraDizem por ai que "o modo como o homem trata seu carro é o modo como trata a si mesmo". Aqueles carros bagunçados, imundos, sem manunteção revelariam, pois, homens completamente desleixados, desorganizados e pouco cuidadosos. Veículos bem cuidados, com a manutenção em dia, interior organizado e limpo, seriam reflexo de pessoas disciplinadas e atentas. Verdade ou mentira, faz algum sentido.
O que dizer das carteiras que tanto levamos para lá e para cá? Seriam elas capazes de oferecer algum indício a respeito dos hábitos financeiros de cada um? Falo dela mesmo, da carteira onde você guarda seus cartões de crédito, talão de cheques, dinheiro, carteirinha de plano de saúde, documentos etc. Antes de pegá-la, pense e responda sinceramente: ela está organizada?
O famoso "X-Tudo"
Isso mesmo, o nome que dou para as carteiras inchadas é "X-Tudo". Brinco assim com os amigos que insistem em colocar dentro da carteira todo e qualquer papel, comprovante, conta, documento, foto, canhoto e o que mais você imaginar. Você é assim? Conhece alguém com esses hábitos? Repare como a carteira vai inchando, entortando, amassando e deformando.
"Está aqui em algum lugar!" costuma ser a resposta quando os donos das carteiras "X-Tudo" resolvem procurar pelos ingressos do cinema comprados há poucas horas. É óbvio que a transformação da carteira em um monstro não ocorre deliberadamente: na correria do dia-a-dia é razoável agir segundo a filosofia "guardo aqui que é seguro, onde mexo sempre e depois coloco em outro lugar melhor". Ok, mas depois quando? O problema se arrasta...
Faço a crítica à falta de organização porque já fui assim. Costumava guardar tudo que podia na carteira, desde fotos, documentos desnecessários e protocolos de votação em eleições remotas a listas de supermercado, tickets de estacionamento e comprovantes cujos textos já estavam completamente apagados.
Certa vez um recibo desapareceu. Depois foi a vez de um documento mais importante. Era chegada a hora de admitir que a carteira, além de não caber no bolso, estava desorganizada, fora de controle. Abaixo listo o que funciona para mim na hora de lidar com a carteira:
  • Gastos são anotados em uma planilha, comprovantes são jogados fora e recibos/notas fiscais são guardados em pastas separadas por ano;
  • Cartões de visita de clientes são armazenados em um porta cartão de visita, no escritório, e organizados em ordem alfabética;
  • O único documento de identidade que está sempre comigo é a Carteira Nacional de Habilitação. Além da CNH, estão presentes os cartões do plano de saúde e do seguro do carro. Os demais documentos originais ficam guardados em uma pasta específica para este fim;
  • Não carrego talão de cheques e tenho apenas três cartões de crédito, sendo que um deles também funciona como débito e é o cartão de uso bancário;
  • Prefiro realizar saques periódicos para os pequenos gastos, evitando assim andar com grande quantidade de dinheiro na carteira (uso muito o cartão de débito) e facilitando o apontamento das despesas no orçamento financeiro.
Que fique claro que estou longe de ser um exemplo de organização. A lista acima representa uma mudança de hábito em relação ao controle das variáveis que cercam o planejamento financeiro, algo que nem sempre valorizamos ou que simplesmente ignoramos, ainda que inconscientemente. Funcionou para mim, pode funcionar para você. Ou não.
A carteira e o carro são exemplos presentes na vida de muitos brasileiros, por isso decidi usá-los no artigo de hoje. Mas repare como eles também funcionam perfeitamente com metáforas para outras áreas e atitudes que neste momento podem estar "do avesso" e trazendo dores de cabeça. No início, sair da zona de conforto pode incomodá-lo, deixá-lo inseguro, mas garanto que será uma experiência libertadora. O que funciona para você?
Crédito da foto para freedigitalphotos.net.




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como abrir uma empresa? Passo a Passo - CredConf Contabilidade

Passo a Passo (Envie a um amigo)

Passo 1: Decisão

Nesse ponto consideramos que você já decidiu o tipo de negócio em que irá atuar, que tenha um plano de negócio a seguir e está pronto para abrir uma empresa ou micro empresa. 


Passo 2: Nome da empresa 

Pense em três nomes para registrar sua empresa, que sejam simples (evite nomes pomposos), sonoro, relacionado com a atividade do negócio. 


Passo 3: Locação de imóvel 

Se você pretende abrir uma empresa legalmente em casa, verifique se é permitido (credconfcontabilidade). Se você vai alugar um imóvel para sua empresa procure-o com calma. Seja muito realista com aluguel, pois esse é um custo fixo que costuma pesar muito. 


Passo 4: Documentos e informações necessários 

Você deve ter ss seguintes documentos e informações em mãos: 

Requisitos para a empresa - Informações 

  • Nome da empresa
  • Dados dos Sócios (endereço comercial, RG, CPF, estado Cívil)
  • Endereço da empresa
  • Número de funcionários que terá
  • Três nomes completos em ordem de preferência
  • Composição e valor do capital social bem como sua proporção entre os sócios
  • Estado Civil com regime de casamento
Requisitos para empresa - Documentos 

  • Xerox do IPTU onde consta o endereço do logradouro e a inscrição predial
  • Identidade e CPF
  • Comprovante de residência


Passo 5: Contratação do Abrindo Empresa 

Quando tiver as informações acima,  entre em contato com a CredConf Contabilidade, que lhe enviaremos maiores informações e cuidaremos de todo o processo com rapidez e segurança, 


Passo 6: Estrutura 

Agora, comece a tomar as medidas para montar e empresa em si, compra de material, móveis, etc. Haja com muito realismo também. Não compre itens caros desnecessariamente. Muitos pequenos empresários preocupam-se demais (e, às vezes, desnecessariamente) com a aparência do empresa. Use o bom senso. 


Passo 7: Concentre-se 

Considere que esse período de abertura e implantação de sua empresa vai ser muito importante em sua vida. Concentre-se, dê o melhor de si, faça tudo com o máximo zelo, pois isso terá repercussões positivas no futuro. 


Passo 8: Consultoria empresarial 

Lembre-se de que o resultado final é o que conta. Nós da CredConf Contabilidade acreditamos que a vida da sua empresa é tão importante quanto a da sua família, portanto, não deixe de pedir ajuda se necessário, de buscar novas informações, de procurar a orientação profissional. 


Passo 9: Por fim, boa sorte! 

Lembre-se de que a sorte favorece quem trabalha com zelo para atraí-la. Não esqueça que estaremos sempre ao seu lado nesta nova empreitada.http://www.credconfcontabilidade.com/



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 mitos sobre negócios - Faça o teste e comprove como se sai.


O cliente sempre tem razão? Distribuir lucros aumenta a produtividade?

Faça o teste e comprove os seus conhecimentos sobre o assunto.


G1.globo 

Vamos aprender a poupar ? Olha essas dicas em quadrinhos.