quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não deixe que o estresse do final do ano acabe com seu negócio

Ao mesmo tempo em que o final do ano é uma época de alegria e descontração – com família, amigos, presentes, viagens e festas –, ela também significa muita correria. Aqui na redação, por exemplo, a meta é dar conta de tudo antes que as fontes e empresas fiquem inacessíveis (em razão das pausas para Natal e Ano Novo). Qualquer empresário, principalmente os que estão à frente de negócios em início de operação, lidam com isso o tempo todo. Assim, nos últimos messes do ano, eles devem aprender a relaxar um pouco, para que o desespero não prejudique o andamento da empresa. Como a maioria deles atua em cargos de presidência ou diretoria, o comportamento e o nível de estresse acabam afetando diretamente o trabalho dos demais funcionários – mais um motivo razoável para cuidar desse nervosismo todo.
De olho nessa questão, a revista Inc. publicou dicas para atenuar a situação – sem folhas de arruda, três pulinhos ou sal grosso. São dicas simples, que já fazem parte do dia a dia do empresário - porém são precariamente aproveitadas.
Sono: dormir significa processar tudo que aconteceu durante o dia. Até mesmo um cochilo de 15 minutos reinicia a queima de neurônios, permitindo, assim, que o cérebro tome melhores decisões e reaja mais adequadamente às situações estressantes. Se você dormir apenas 6 horas por noite, durante quatro dias, seu corpo sentirá um efeito semelhante ao do consumo de um engradado de cerveja. Geralmente adultos precisam dormir entre sete e nove horas por noite. Por isso tudo, a qualidade do seu dia é importante para a qualidade do seu sono.
Pensar positivo: sei que é fácil falar e difícil executar, mas tente enxergar tudo a sua volta com menos carga de estresse ou pessimismo. Em situações de derrota ou rejeição, pense nelas como uma etapa para alcançar resultados mais positivos. Essa é a teoria do “happy loser”, que você já viu aqui no blog.
Sonhar acordado: é uma maneira de treinar a criatividade. Quando nosso nível de estresse está baixo, nossa mente consegue acessar locais do nosso cérebro que não estão “disponíveis” quando estamos estressados. Uma boa dica para conseguir isso é ficar sozinho em algum local, com a porta fechada, com tudo que for eletrônico desligado e simplesmente deixar a mente vagar. Quem sabe um insight desse momento não rende uma bolada de lucros para sua empresa.
Sorrir: já ouvi falar que rugas em volta dos olhos significam uma vida com muitas risadas e sorrisos (em razão dos movimentos que o rosto faz nessas expressões). Sorrir é uma das maneiras mais rápidas para atenuar o estresse, porque permite que o cérebro aprenda e pense em coisas novas. Por isso, no pico do nervosismo e pressão, leia uma piada, assista a um vídeo divertido no YouTube ou simplesmente lembre de uma situação digna de muitas gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário