quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como causar uma primeira impressão matadora

Shutterstock

Causar uma boa primeira impressão quando você é apresentado a um possível cliente ou parceiro é muito importante – principalmente porque você tem só uma chance para fazer isso. Mas como ter certeza de que as pessoas que você conhece vão pensar coisas boas? Para Vanessa Van Petten, especialista em pesquisas sobre inteligência social e emocional, o bom aproveitamento desses contatos inclui ser autêntico – os interlocutores sabem de cara que alguém está fingindo.
Ela também dá dicas de como começar uma conversa com o pé direito e garantir uma boa impressão. As sugestões foram publicadas no site do Young Entrepreneur Council, organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo como uma solução ao desemprego e ao subemprego. Confira.

1. Determine as suas intenções. Isso é muito importante em eventos grandes, em que você vai conhecer muitas pessoas, como conferências ou festas. Antes de chegar ao local, reflita sobre o tipo de pessoa que você quer encontrar e que tipo de interação quer ter. Esse processo o ajudará a concentrar a sua energia no que é realmente importante.
2. Pense sobre seus ornamentos. Roupas, maquiagem, joias, relógios e sapatos são itens que as pessoas levam em consideração quando fazem julgamentos iniciais. Reúna suas roupas e acessórios e mostre-os para amigos em quem você confia. Pergunte o que eles acham. Muitos homens não percebem o quanto seu relógio pode dizer sobre eles. Para mulheres, bolsas e brincos vistosos podem alimentar determinadas avaliações. Certifique-se de que aquilo que você veste ou como você arruma o cabelo ou a maquiagem passam a mensagem certa para as pessoas que você vai conhecer.
3. Preste atenção na linguagem corporal. Essa é uma parte crucial das primeiras impressões e inclui desde a sua postura até como você anda e para que lado vira o corpo. Muitas vezes, simplesmente pensar na sua linguagem corporal já causa melhorias. Se puder, faça um vídeo de você andando por um ambiente. Algumas dicas para aprimorar essa linguagem são prestar atenção na direção para onde você aponta os pés, a posição dos seus ombros e o seu aperto de mão.
4. Evite os dias ruins. As pessoas que vão a coquetéis depois de terem passado por um dia ruim normalmente continuam tendo um dia ruim. Se você está de mau humor ou ansioso, outras pessoas vão perceber isso na sua expressão facial, nos seus comentários e na sua linguagem corporal. Se o dia está ruim, fique em casa! Se não der, encontre uma maneira de sair dessa nuvem negra. Faça exercícios ou assista a vídeos engraçados no YouTube. Isso vai melhorar o seu humor.
5. Seja interessado e interessante. Se você realmente quer conhecer pessoas e está aberto para aprender quem eles são, isso irá transparecer na primeira impressão. Nós todos já tivemos a experiência de encontrar alguém e saber instantaneamente que eles foram arrastados até lá por um amigo e não veem a hora de ir embora. Quando se aproximar de alguém, mostre um interesse genuíno em quem a pessoa é. Isso é contagioso, e você terá conversas melhores e contatos mais duradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário