quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pequenas mudanças geram grandes resultados

A resistência a mudanças é direção oposta ao caminho do sucesso


A resistência a mudanças é direção oposta ao caminho do sucesso. Ao fazer as mesmas escolhas dia após dia, acabamos entrando na agradável zona de conforto e, consequentemente, nos contentamos com resultados inferiores e esquecemos que podemos ir além e conquistar muito mais do que já realizamos no passado.
Geralmente, as pessoas não mudam quando estão num estado de serenidade, elas só buscam novos caminhos quando são pressionadas ou estão atormentadas com alguma situação adversa que as ameaça. Por isso, é exatamente quando nos deparamos com o novo, o desconhecido, com um desafio gigantesco a nossa frente, que ganhamos uma força invisível capaz de gerar nosso maior crescimento e amadurecimento.
Pessoalmente, quando fui demitido aos 30 anos, eu tinha duas escolhas: ou me entregaria a uma profunda depressão ou buscaria uma solução. Descobri que às vezes a adversidade que enfrentamos pode ser a melhor forma de nos lapidar, embora no momento não tenhamos essa consciência. Aquela demissão foi, na verdade, a janela de oportunidade que me mostrou um novo mundo. A partir do momento que enxerguei que como professor eu poderia me tornar um empreendedor tudo mudou. Descobri a minha paixão pelo ensino e consegui enxergar o enorme potencial de expansão do setor de educação bilíngue. Atualmente geramos 45 mil empregos, atendemos cerca de um milhão de alunos, em 3 mil escolas, presente em 10 países, incluindo Japão, China e Estados Unidos. 
Para crescer profissionalmente devemos nos comprometer, superar limites e querer crescer rumo a um objetivo bem definido. É importante estar consciente também que durante o processo de transformação surgirão momentos de incertezas, inseguranças e instabilidades, mas, essa será sua chance de testar seu grau de resiliência diante de uma oposição. Pois o caminho do sucesso está repleto de curvas, acidentes de percurso e alguns abismos. Sempre haverá também aquelas pessoas que vão querer colocar pedras em seu caminho. Ignore-as.
A busca pelo sucesso não é algo simples, muitas vezes, surgirão algumas situações inesperadas, causando momentos de grande estresse, especialmente para um jovem empreendedor. Talvez o maior problema está em conseguir vencer as barreiras que nós mesmos criamos pela falta de experiência. Isso significa que, muitas vezes, além das questões de mercado, precisamos vencer as barreiras de ordem emocionais.
Ainda assim, mesmo que estejamos dispostos, com vontade, determinados e comprometidos a mudar, nada será imediato. Temos uma tendência muito forte ao imediatismo, queremos tudo para hoje, ou melhor, para agora. Mudanças exigem paciência, disciplina e vigilância. Precisamos saber aceitar onde estamos e começar a crescer a partir deste ponto, sem nos penalizar pensando em onde deveríamos já estar.
Erros e acertos fazem parte do processo de aprendizagem e transformação de qualquer pessoa, são eles que nos ensinam como podemos alcançar nosso potencial pleno. Nessa escalada devemos subir um degrau de cada vez e saber que cada passo é um avanço rumo ao objetivo almejado. Como já dizia Francisco de Assis, comece fazendo o necessário, depois o possível. E, de repente, estará fazendo o impossível.
Finalmente, não devemos esperar que elementos externos venham a mudar nossa condição pessoal ou profissional. Toda transformação começará a partir de seu íntimo, passará por seu coração, chegará a sua mente e se manifestará em suas palavras e ações. Portanto, trace seus objetivos com a confiança interior que irá alcançá-los. Comece as mudanças, mesmo que pequenas, porém de forma gradual e contínua. Pois pequenas mudanças muitas vezes produzem grandes resultados. Lembre sempre que mais importante que a velocidade é saber que você esta no rumo certo.
Fonte: Revista Incorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário