Ouvi ontem à noite uma excelente entrevista com Sílvio Meira, no programa Bits da Noite, na rádio CBN. Meira, influente cientista na área de tecnologia da informação, discutia sobre o crescimento das mídias sociais (principalmente Twitter e Facebook) em 2010 e comentava sobre o aumento na quantidade de smartphones entre os brasileiros, que já alcança 10% da população.
O intuito deste artigo é discutir a imensa quantidade de oportunidades que surgem diante desses números e como podemos aproveitá-las para
A importância das mídias sociais
Apesar de boa parte da população ainda utilizar as mídias sociais como diversão ou para perder tempo, paquerando pelo Orkut, bisbilhotando a vida alheia no Facebook ou acompanhando o que os famosos têm feito pelas tuitadas, existe um mundo de oportunidades por trás dessas ferramentas.Não vou me aprofundar muito sobre esse assunto, pois não é o objetivo central desse artigo e tem gente muito mais especializada para tratar do tema, como o próprio Sílvio Meira comentou em sua entrevista.
Smartphones e planos de dados com preços acessíveis
Além do crescimento das mídias sociais, vimos também em 2010 um aumento assustador na quantidade de smartphones e o barateamento dos planos de dados das operadoras.Atualmente é possível comprar um bom smartphone por 500 reais e contratar um plano de dados gastando apenas R$ 0,50 por dia!
Com esse razoável investimento, é possível ter em mãos uma poderosa ferramenta para otimizar seu tempo (seja por ler e responder e-mails com rapidez ou se ocupar na sala de espera do consultório) e ainda economizar ao comprar, pesquisando o preço do produto em sites como BuscaPé e utilizando o resultado da busca para negociar numa loja física!
Pesquisa de preço e comparação de produtos
O exemplo apresentado pelo Sílvio Meira no programa supracitado da CBN é muito interessante. Existem diversas lojas que possuem estabelecimentos físicos e virtuais ao mesmo tempo. Alguns exemplos são as Americanas, Magazine Luíza e Ricardo Eletro.Ainda assim, muitas delas cobram preços diferentes pelo mesmo produto, onde geralmente é mais barato comprar pela Internet. Mas nada impede que dentro da loja física você pegue seu smartphone, pesquise o preço do seu produto numa dessas lojas (ou qualquer outra que possua estabelecimento físico e virtual), apresente a diferença para o vendedor e tente negociar um desconto.
Conclusão
Minha intenção com esse texto foi deixar três recados: sempre façam uma boa pesquisa de preços antes de comprar, aproveitem melhor o potencial dessas mídias sociais e procure explorar todo o potencial do seu smartphone juntamente com um plano de dados.Utilizar com inteligência essas três ferramentas certamente contribuirá para otimizar seu tempo, tomar melhores decisões e até economizar algum dinheiro. Pensem nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário