quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Abordagem Zen: apresentações com sabedoria



Quem nunca experimentou o suplício de participar de uma apresentação feita com aqueles intermináveis slides de Power Point com as letrinhas tão miúdas que já na primeira tela bate um sono incontrolável?
Assim como depois do advento da máquina digital todos se consideram fotógrafos profissionais, o mundo corporativo sofre de mal similar com relação às apresentações. Programas como o Power Point, o Key Note e agora o Prezi passam a falsa mensagem de que basta utilizá-los para a exposição de ideias ser um sucesso. Contudo, o que se vê na prática são apresentações enfadonhas, cansativas, e pior: mais atrapalham que ajudam na comunicação.
Nos tempos atuais, raros são os profissionais que não precisam expor ideias, resultados e projetos para outras pessoas, no intuito de convencê-las de algo. Por mais simples que seja a apresentação, realizá-la sem o mínimo de técnica pode ser desastroso, um arranhão sem tamanho para a imagem e a reputação do profissional.
Pois o livro “Apresentação Zen, Ideias Simples sobre Design de Apresentações”, de Garr Reynolds, nasceu quando o autor, em viagem ao Japão, observou um executivo “revisando uma ‘montanha’ de slides de PowerPoint impressos. Dois slides por página, uma página após a outra, cheias de boxes lotados com textos tediosos em japonês em várias cores diferentes. Nenhum espaço vazio. Nenhum gráfico exceto pelo logo da empresa no topo de cada slide. Slide após slide de textos, títulos de assuntos, bullet points e logomarcas.” O que Reynolds descreve é o que mais ocorre aqui no (com textos em português, claro).
Será que alguém realmente acredita que a plateia pode prestar atenção no que é falado e ler o texto dos slides, ao mesmo tempo? A partir dessa pergunta, o autor motivou-se a escrever um livro que ajudasse os outros a “olhar para a preparação, o design e o ato da apresentação” de um modo diferente, que fosse realmente eficaz na comunicação.
“Apresentação Zen” é uma abordagem, não um método. Não espere dele um passo a passo, uma receita de bolo, uma promessa infalível de sucesso. O livro oferece um direcionamento sobre uma nova forma de pensar mais simples, mais visual e mais significativa. Seu objetivo é ajudar profissionais “a se libertar da dor de criar e ‘layoutar’ apresentações”, desenvolvendo seu próprio estilo.
Composto por três seções: preparação design e ato da apresentação; o livro fornece princípios e conceitos, inspiração e bons exemplos práticos.
Para quem gosta de realizar apresentações, o livro de Reynolds é delicioso. Cada página deve ser saboreada como um gourmet se delicia com um bom livro de culinária. Muitas vezes, há mais sabedoria em um único parágrafo do que em dezenas de manuais com técnicas de apresentação tipo “fast food”.

Para quem tem dificuldade e medo de realizar apresentações, o livro é fundamental. Ter um bom material de apoio o deixará mais seguro e preparado. Em ambos os casos, pode acreditar. Após ler, reler e estudar esse livro, seu desempenho será outro, antes, durante e depois das apresentações.

Fonte: Blog Roberto Dias Duarte

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